O descendente Milton Carlos Dienstmann, publicou em maio de 2021, o livro Uma Vida de Cinema. A ideia inicial era fazer uma autobiografia, mas na verdade sua vida inteira é o cinema. Esta obra é muito mais do uma parte da vida do autor, é uma parte generosa da evolução do Cinema Nacional e Gaúcho.

Milton teve uma vida ligada ao cinema, conforme ele mesmo diz: ” O meu pai (Carlos Germando Dienstmann) iniciou como exibidor em 1936 e eu praticamente me criei dentro do cinema.”

Aos 21 anos assumiu o Cinema Rialto de seu pai, na cidade de Estância Velha, onde aprendeu tudo sobre exibição de filmes, operação das máquinas de projeção e sobre o cinema como um todo. Em 1958 mudou-se para Porto Alegre e montou a sua própria empresa, onde comercializava equipamentos, fornecia assistência técnica, instalava e administrava cinemas e distribuía filmes no Rio Grande do Sul. Instalou cinemas e auditórios em todo Brasil. Somente em Brasília forma mais de quinze auditórios.  Um dos projetos mais desafiadores, que orgulham o autor, foi instalação do auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Milton criou um dos ícones do cinema da capital gaúcha, as famosas sessões da meia-noite aos sábados do Cine Bristol, localizado no segundo andar do cine Baltimore em Porto Alegre – RS. Nestas seções eram apresentados filmes de vanguarda da época que atraiam os boêmios e a elite cultura da cidade.

Milton Carlos Dienstmann foi pioneiro dos drive-in ou auto cines no Rio Grade do Sul.  Em agosto 1973, inaugurou o Auto Cine Tramandaí. A grande novidade foi levar o som do filme para o rádio dos automóveis. Até então o som dos filmes era transmitido por alto-falantes que ficavam junto a tela ou em pequenas caixas de som, colocadas nas janelas dos carros.

Alguns projetos que se perenizaram, orgulham sobremaneira o autor. Milton é um dos ideializadores do Festival Internacional do Cinema de Gramado e participou do projeto de recuperação do Cine Capitólio de Porto Alegre. Espaço que abriga o acervo do cinema gaúcho. Milton projetou as salas de projeção de filmes e vídeos, a biblioteca, a filmoteca. Foi responsável pela instalação dos equipamentos de projeção e sonorização.

O livro Uma Vida de Cinema, está à venda por R$ 30,00 mais despesas de correio. Contatos podem ser feitos pelo WhatsApp (51) 99297-9334 com Estela, ou por e-mail: estelabd@yahoo.com.br,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *