Essa é uma dúvida recorrente entre os descendentes dos imigrantes alemães que chegaram ao Brasil no século 19. Para entender por que eles não têm direito a pleitear a cidadania alemã, é preciso ter noções básicas sobre a formação histórica da Alemanha.

Entre 1794 e 1814, as tropas francesas de Napoleão ocuparam a região do Rio Reno, onde fica a cidade de Bacharach, terra natal da Família Dienstmann. Em 1815, após a derrota de Napoleão, foi fundada a Confederação dos Estados Alemães, também chamada de Liga Alemã. Ela era formada por 35 estados independentes, mais 4 cidades livres (Frankfurt/Meno, Bremen, Hamburgo e Lübeck) e um grande número de principados independentes, liderada pela Prússia e a Áustria. A unidade política na confederação era pouco coesa. Os países não se viam como uma nação. A confederação era uma aliança militar para prevenir invasões estrangeiras.

A cidade de origem da Família Dienstmann é Bacharach, às margens do Rio Reno. Em 1827, quando a família imigrou para o Brasil, essa região fazia parte do território da Prússia.

Somente em 18 de janeiro de 1871, com o surgimento do Império Alemão, ocorreu a primeira unificação da Alemanha. O Império foi extinto em 1918, após a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial. Em 1945, após a derrota na Segunda Guerra Mundial, o país foi “dissolvido” e seu território dividido entre os vencedores.

Na zona ocupada pela União Soviética, surgiu a República Democrática Alemã (RDA) em 7 de outubro de 1949. No território ocupado pelos Estados Unidos, Inglaterra e França, incluindo a cidade de Bacharach, surgiu a República Federal da Alemanha (RFA). Em 23 de maio de 1949, foi promulgada a nova constituição, também chamada de Lei Fundamental da República Federal da Alemanha (RFA). A legislação atual sobre o direito à cidadania para os descendentes de alemães está baseada nesta carta magna.

A República Federal da Alemanha, como a conhecemos hoje, só surgiu após a queda do Muro de Berlim. A reunificação da Alemanha ocorreu em 3 de outubro de 1990, com a anexação da República Democrática Alemã pela República Federal da Alemanha.

Diante de tantas mudanças políticas ocorridas nos últimos 200 anos, é possível entender por que os descendentes dos imigrantes alemães que chegaram ao Brasil no século 19 não têm direito a pleitear a cidadania alemã.

Para mais esclarecimentos sobre o assunto, sugiro consultar a Embaixada da República Federal da Alemanha no Brasil – https://brasil.diplo.de/br-pt/servicos/nacionalidade/1010092.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *